Pular para o conteúdo principal

SER FELIZ

Todo ser humano tem como primeiro principio buscar para si a felicidade.

Assim a maioria dos seres humanos , buscam com ansiedade a felicidade em tudo que é externo, começando pela busca do amor , buscando seu companheiro ou companheira para que seja feliz. E ai começa o princípio de suas magoas , frustrações, ansiedades e dores.

Porque Jovem ainda, flerta com a companheira ou companheiro que lhe atraem bela beleza, pelo sorriso, pelo comportamento doce e faceiro, como fala, age , dança e canta. Faz de tudo para conquistar a sua pretensa chave da felicidade. Namora, casa e ambos começam uma lua de mel, onde cada um no principio faz de tudo para que o outro seja feliz, deixando de ser o que é e exercendo o papel do ser humano esperado pela outra pessoa.

O tempo vai se passando e como não podemos fugir de nosso ser verdadeiro, começamos ambos a retornar a sermos o que realmente somos, até porque se não for assim, iremos adoecer. E ai começa uma nova etapa na maioria dos casais.

Começa a surgir as frustrações,  as magoas, a mendicância  pelo afeto, a sentir o vazio de algo que perdeu e as cobranças só fazem aumentar, quando então o ser humano busca se completar com algo que o faça desviar a sua atenção da situação que não é mais suficiente para estar feliz, buscando na bebida, nas festas, no consumismo de bens materiais e até mesmo em religiões para preencher e tentar compreender o que ocorre e o que fazer de sua vida.



Vamos discorrer sobre alguns princípios que podem nos ajudar a encontrar esse equilíbrio que tanto buscamos para nossas vidas.


Primeiro principio chamamos de Individuação.


Mas o que é individuação ? seria uma forma de egoísmo?


Não, individuação é tomarmos para nós a responsabilidade de nos amar, de buscarmos a felicidade por nos mesmos, aumentando o amor em nós , a ponto de quando estivermos cheios de amor e luz, brilharmos e oferecermos esse amor a pessoa que amamos sem a necessidade de cobrança de retorno.

Tirar esse peso enorme das pessoas, deixando que cada uma nos ofereça apenas aquilo que tem para dar.


Qual o resultado disso?

Quando brilhamos, somos como uma lâmpada acesa, que atrai as mariposas, onde todas querem estar, mas quando estamos apagados e mendigamos o amor, somos como as lâmpadas apagadas, ninguém quer estar perto de nós, a não ser aqueles que também não tem amor para dar e estão suplicando que alguém lhes de algum.


Segundo Principio é do Espelho.


O mundo e a humanidade é como o espelho.

Quando você se olha no espelho sorrindo, ele sorri para você. Se você se olha no espelho esbravejando ou triste, é assim que ele retorna para você.

Muito simples, você recebe de volta, tudo o que você faz pelas pessoas, tudo que você joga para a natureza retorna para você.

Se você julga injustamente, sem nenhum principio, até mesmo porque não deveríamos julgar ninguém, porque se mal nos conhecemos, como poderemos conhecer o porque a pessoa age assim, ela deve ter suas dificuldades para entender e agir assim, esta em estágio diferente de você. Você receberá o mesmo julgamento , porque ativou o principio do retorno.

O espelho é a maior justiça divina implantada sobre a humanidade desde o principio, podemos dar o nome que quisermos, lei de ação e reação, lei do carma, lei do pecado. Só lembrando uma frase de Jesus a Pedro no horto quando Pedro sacou de sua espada e cortou a orelha do Soldado Malco:

Se pela espada você ferir, pela espada serás ferido. Nós construímos nosso futuro com nossas ações.

Pelas ações entendemos:

                 Ações verbais que ocasionam mudanças em nossas vidas e nas vidas das pessoas. 

                 Ações físicas e ações espirituais e de pensamentos

                 Tudo retorna a nós como o reflexo do espelho.


Terceiro Principio é o do presente.



                 Conta-se que um monge budista resolveu andar pelo mundo a pregar os seus princípios, e caminhando entrou numa cidade, em que todos eram de uma religião diferente da sua e defensores radicais daquilo que acreditavam, usando até mesmo de truculência e ofensas.

                 Quando se viu andando e sendo enxovalhado ,  cuspido, xingado, continuou sereno e sorrindo. Foi abordado pelo líder, que lhe perguntou porque não reagia.

                 Disse ao líder, se alguém lhe oferece um presente e você não o aceita, de quem é o presente?

                 É de quem o quer dar. respondeu o líder.

                 Então, tudo que me  ofereceram , são de vocês . E nessa cidade prevaleceu a discórdia, o desentendimento, o desamor e a maldade.

                 O monge continuou sua jornada e adentrou outra cidade, onde o povo era pacifico, amoroso e o acolheu oferecendo frutas, doces e guloseimas, no que ele agradeceu e fizeram uma grande festa repartindo entre todos a alegria, o amor e as frutas.

                  Nada que te mandem, de mal, seja uma energia ruim, seja um feitiço, ou qualquer coisa que possa te prejudicar, poderá te atingir se você não aceitar.

                  Nós só aceitamos estar com uma pessoa que nos faz sofrer, se quisermos ou porque ainda temos algum interesse nela, portanto ela não é responsável pela nossa infelicidade. Nós que somos.

                 Porque continuamos a lamentar a situação que estamos de uma maneira crónica, se sabemos que não mudará, se não sairmos da inercia e tomarmos alguma atitude pessoal de crescimento e libertação de nós mesmos.

                  Nada pode nos impedir de estudarmos, dançarmos, cantarmos, fazermos exercícios físicos e melhorarmos nossa condição física, trazendo mais qualidade e satisfação em nossas vidas.

                   Se temos que cumprir e vivermos com alguém difícil por algum motivo ainda  que não seja possível irmos em frente, que tenhamos a lucidez, de aceitar apenas o que a pessoa tem para oferecer.

E quando você cresce no amor, começa a brilhar e ser mais interessante a sua luz, as trevas não tem opção ,ou  se deixam iluminar pela sua luz e buscam se melhorar para não te perder, ou te deixam ir embora e ser feliz.


                    Pense ,onde você deixou de ser você, onde abandonou seus sonhos, sua criança interior, sua vontade de viver. Retome sua alegria e preencha o restante de sua vida com amor de verdade, não com a ilusão que nunca acontece. Pense como será sua vida daqui a dez anos se você continuar assim, largado, sem se cuidar. Com  certeza muito mais abandonado (a), porque irão te trocar por alguém mais interessante e você se sentirá desprezado (a). E aqueles que estarão ao seu lado, o farão por algum interesse que ainda precisam de você.

                    Seja amor, seja luz, busque se transformar, medite, ore porque só a luz atrai boas coisas.

                    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISITA A PORTUGAL

quinta-feira, 7 de julho de 2011 VISITA A PORTUGAL UMA ADMIRAVEL SURPRESA  No dia 4 de Junho de 2011,desembarcou no aeroporto da Portela (Lisboa), pelas 21:40 horas vindo de São Paulo, Brasil. Dimas de Carvalho Marques ,nasceu em Baruéri São Paulo,seu pai contava-lhe muitas coisa da sua Aldeia ,aqueles lugares que lhe eram mais familiares , onde passou a sua infância , falava da Cascalheira serra de ares muito agrestes, da Latada e seus tanques, nos canastros e a eira ,e mais alguns lugarejos que ainda hoje existem .De Lisboa , falava do terreiro do Paço ou Praça do Comercio , do Mosteiro dos Jerónimos, Parque Eduardo VII, Torre de Belém, Aqueduto da Águas Livres , com aqueles arcos imponentes , construídos com o braçal do homem , naquele tempo não havia máquinas como hoje.Pois o Dimas seu filho , gravou todas aquelas conversas no seu pensamento, tudo aquilo que o pai dizia , porque se algum dia viesse a Pendilhe ,poder visitar aqueles lugares, que já lhe eram familiares em pensam

MINHA VIDA , MINHAS ESTÓRIAS – DIMAS

                                            MINHA VIDA , MINHAS ESTÓRIAS – DIMAS                                                                              As estórias que descreverei  aconteceram comigo, são verdadeiras.                                                                O ANDARILHO                                 No ano de 1996 fui a uma cidade do interior de São Paulo para  repassar um treinamento da empresa em que trabalho.Foram três dias de treinamento sendo que, por morarem em cidades vizinhas, os colegas retornavam todos os dias para suas casas.                         A gerente local era minha companheira de treinamento  indicou  um hotel e me acompanhava nas refeições, acertando assim as correções de aulas durante os intervalos.                             Na quarta-feira, terceiro dia , ao termino da aula, disse a ela que às 19:30 horas subiria até determinada praça próxima de sua residência e lhe telefonaria para que pudéssemo

O caminho de Santiago da Compostela (Quero fazer)

O caminho de Santiago da Compostela na Espanha sempre me chamou muito à atenção, tanto que quando fui a Portugal em junho de 2011 fui até Santiago da Compostela de Trem partindo de Aveiro até Vigo na Espanha e de lá segui de Oníbus, fazendo o retorno do mesmo modo, onde tive a oportunidade de conhecer a catedral de Santiago e a cidade que é muito linda. Mas faltava algo, ou melhor falta algo, o sonho da caminhada , que derrepênte me parece possível. Aposentei em junho e passei a fazer caminhadas de seis kms diários com minha personal chamada de "Encrenca" (Cachorrinha ) o que me rendeu três meses depois uma grata surpresa de menos seis quilos de peso e o resultado de exames cardiológicos excelentes, com taxas baixas de colesterol, glicemia e a eliminação de remédio de hipertensão retirado pelo medico. Logo a seguir no mês de outubro encontrei um amigo de infância,que estava se preparando para fazer a caminhada de 800 kms da França até Santiago e combinamos irmos juntos e