Pular para o conteúdo principal

O caminho de Santiago da Compostela (Quero fazer)


O caminho de Santiago da Compostela na Espanha sempre me chamou muito à atenção, tanto que quando fui a Portugal em junho de 2011 fui até Santiago da Compostela de Trem partindo de Aveiro até Vigo na Espanha e de lá segui de Oníbus, fazendo o retorno do mesmo modo, onde tive a oportunidade de conhecer a catedral de Santiago e a cidade que é muito linda. Mas faltava algo, ou melhor falta algo, o sonho da caminhada , que derrepênte me parece possível.

Aposentei em junho e passei a fazer caminhadas de seis kms diários com minha personal chamada de "Encrenca" (Cachorrinha ) o que me rendeu três meses depois uma grata surpresa de menos seis quilos de peso e o resultado de exames cardiológicos excelentes, com taxas baixas de colesterol, glicemia e a eliminação de remédio de hipertensão retirado pelo medico.

Logo a seguir no mês de outubro encontrei um amigo de infância,que estava se preparando para fazer a caminhada de 800 kms da França até Santiago e combinamos irmos juntos em meados de maio de 2014. Me empolguei e já estou fazendo 40 a 45 kms de Bike por dia e onze kilos a menos (antes 91, hoje 80 kgs).

Pretendo fazer um relato completo do caminho , inclusive com fotos, afinal é a viagem da vida, e terei muito tempo para estar comigo mesmo, e como sou mistíco, vou meditar muito sobre a vida.

Anexo abaixo alguns relatos de peregrinos




Laila Blanch






"Acredito que algumas pessoas não entram em nossa vida por acaso! Eu havia lido sobre a Katia Esteves no site momentounico, sua história me fascinara e decidida a trilhar o Caminho de Santiago fui a uma palestra na Associação onde me encontrei com essa grande mulher.

Segui suas dicas e conselhos e parti para realização dessa jornada e descobri o quanto eu era responsável por minha felicidade. Aprendi muito! Comecei nas montanhas, cruzei com o caminho do vento, passei por chuvas de estrelas e acabei no fim do mundo, onde se renasce para uma nova vida.

Agradeço a Kátia por fazer parte de tudo isso e por contribuir sempre para que cada vez mais peregrinos possam viver essa experiência que é caminhar e descobrir – se.

Hoje a Katia Esteves é minha Katinha, minha amiga de alma. Sou mais uma bolota da sua árvore de Carvalho que está criando raízes e crescendo a cada dia, a cada passo, pois para sair do lugar é preciso andar!

Agradeço desde já"

Laila



Patrícia Merlino




"Os momentos são inesquecíveis, achei que nunca mais faria uma caminhada ,mas depois de um ano , já faço planos. Sei que caminhar é renovar, caminhar é transformar, é abrir para o novo entrar, é deixar para traz o velho e abrir para o novo, é desapegar do do que não serve é transmutar e entrar no novo e depois do caminho percorrido e saber que temos muito mais a percorrer,viver, e ser cada vez mais dono do seu destino,da suas escolhas ,cada vez mais dono da sua vida."





Patrícia Merlino


Roberto Lima






"Prezada Kátia:

Conhecer você foi uma das bênçãos que recebi ao me envolver na fascinante descoberta do Caminho de Santiago. Hoje consigo perfeitamente entender as razões de sua inspiração, compreender os motivos de sua vocação de caminhante.

Para você, o meu carinho no seguinte depoimento:

Viver dias de peregrino foi algo desafiador e espetacular. Depois de Compostela, não tenho mais dúvidas: o essencial é mesmo invisível aos olhos, pois só se vê bem com o coração. Um brinde a plenitude do que é essencial nessa vida! Contemplar a criação de Deus. Perdoar (a mim e aos outros). Viver cada dia como se fosse o derradeiro e, por isso mesmo, único e especialíssimo. Sorver as bênçãos das recordações e celebrar as delícias das novas amizades. Descobrir a alegria de cada alvorecer e se emocionar com a serena chegada da noite. Renovar a alma, elevar o espírito, ser o mais bem aventurado dos homens após um banho, sorrir inteiro com um maravilhoso copo de água fresca, ser feliz assim como nunca se imaginou possível... não tenho mais dúvidas: só se vê bem com o coração. Percorrer esses 800 quilômetros me fez entender que: as bolhas nos pés sempre saram; que no meio do caminho existe gente que te ama mesmo você não entendendo a razão; que a promessa do amor de Deus é para todas as raças, línguas e nações e que não há por que eu me preocupar com o amanha, pois o caminho estará ali, para mim, para todos, basta continuar."

Roberto Lima


Edson Sardinha
"Em 1997 comecei a estudar espanhol, até então nem imaginava o que era o Caminho de Santiago. Já conhecia trilhas, já tinha percorrido a Serra de Paranapiacaba, a descida de Mogi das Cruzes a Bertioga e a Serra do Japi, mas em todas essas caminhadas ninguém jamais mencionou o "Caminho". Em 1999 eu me aposentei após 35 anos de trabalho, em um desses cursos de integração social, já me preparando para outro tipo de vida, mas com qualidade, eis que surge, o "Caminho". Acredito piamente que nada acontece por acaso, eu me entreguei de aos Caminhos, tenho a tranqüilidade de ter uma esposa que me dá todo o suporte necessário, meus filhos já estão crescidos e criados, dessa forma, fui de corpo e alma.

No dia 06 de maio de 2001, cheguei a Madri, Pamplona e Roncesvalles. Dia 07 de maio de 2001, comecei meu primeiro grande Caminho, foi um batismo com honras, frio e chuva gelada para quem nunca tinha visto nada daquilo, e que frio fazia. Neste dia, ao prestar atenção a um brasileiro que seguia a minha frente uns 100 metros, não percebi o barro e o batismo foi completo, meu primeiro tombo, na lama, e o paradoxo, logo após a descida do monte do Erro.

A grande primeira lição: concentre-se , em seu caminho, nos seus passos, no seu coração, na sua mente, veja o seu horizonte, você verá somente suas flores, ouvirá somente seus pássaros, porque não há nada mais individual que o seu "Caminho", o caminho do seu coração.

Depois de percorrer todos os 750 kms, ter voltado ao início do caminho para percorrer San Jean de Pied Port a Roncesvalles e atravessar dessa forma os famosos Pirineus, voltei a Madri e ainda com 6 dias de estada, antecipei minha passagem da Ibéria e voltei ao Brasil. Muitos me questionaram o porque de não ter aproveitado essa semana para conhecer museus etc, mas só uns poucos entenderam que eu havia ido para percorrer o Caminho e o foco era só esse.

No vôo de retorno, uma brasileira toda sofisticada que procedia de Palma de Mallorca me fez a grande pergunta: O que o caminho mudou em você? Céus, faziam dois dias que eu tinha terminado minhas andanças, ainda meio abobalhado com tudo aquilo e já começava a comparação com o que liam no Diário de um Mago.

No ano de 2002, através da lista do Portal Peregrino do Caminho de Santiago tomei conhecimento da criação do Caminho do Sol. Foi nesse caminho. Em julho de 2002 que conheci uma peregrina baixinha, toda atacada, costurando tudo que era bolha, pintando todos os pés com Betadine e se definindo como 1 metro e quarenta e sete e meio de encrenca.

Acredito que é necessário ser peregrino para entender nossa amizade, temos pontos de vista opostos sobre muitas coisas, mas concordamos em tudo quando se trata de caminhar, de encarar desafios, ela reclama muito, mas tem um astral muito bom, ainda não aprendeu a ouvir, mas fala pelos cotovelos, porém tem a seu favor um espírito humanitário de fazer inveja, uma coragem impressionante para carregar uma mochila cheia de bugigangas.

Se eu não estiver errado, nós já fomos a 7 vezes no Caminho do sol, 2 vezes ao Caminho da fé, 1 vez ao Caminho de Santiago (Aragonês, Francês e Finisterre), 2 vezes ao Caminho da Luz e a um monte de encontros peregrinos. É uma quilometragem considerável para estabelecer uma amizade e uma confiança mútua nas decisões de parar nesse ou naquele albergue ou pousada. Nos depoimentos específicos dos caminhos, você entenderá tudo, assim espero."

Edson Sardinha


José Palma
"Katia participou da caminhada inaugural do Caminho do Sol,em julho de 2002,e posteriormente o percorreu mais algumas vezes.

Junto com o casal peregrino Luci e Fernando, montou uma das mais tradicionais pousadas do Caminho do Sol, o “Recanto dos Amigos Peregrinos”, na pequena cidade de Mombuca.

Como hospitaleira voluntária de “Ara Solis", primeiro albergue peregrino do Brasil, fundado em janeiro de 2004, pelo tradicional hospitaleiro do Caminho de Santiago, Acácio Paz, ficou conhecida pela forma carinhosa, decoração temática e refinada culinária, com que recebia os peregrinos que concluíam o Caminho do Sol, em Águas de São Pedro.

Os diversos arados que confeccionou com o símbolo do Caminho do Sol, ainda ornamentam várias pousadas ao longo do Caminho, entre elas Ara Solis.

Seus passos firmes, ajudaram a impregnar o solo de nosso Caminho, com Amor, Fé e Determinação."

José Palma


José Carlos Brizolla
"Minha querida amiga Katia!

Falar de você é fácil. É só comparar a um anjo que recebeu a incumbência de ajudar os caminheiros peregrinos, sejam eles de primeira viagem ou os já mais experientes.

Sempre pronta a colaborar em todos os aspectos ligados a essa divina atividade de caminhar por esse mundão de Deus, ajuda a todos aqueles que a procuram em busca de orientação para fazer de sua experiência, a mais agradável possível.

Confesso que conheci a Katia logo nos primeiros passos de minha apaixonante jornada pelos caminhos já preparados para os amantes desse modo de vida. Foi num momento de indecisão, desconhecimento e insegurança. Foi ai que minha querida Katia fez a diferença, pois, com toda sua presteza e carinho, me deu todas as informações que necessitava e também mostrou a importância de levar adiante o projeto em curso até o seu final, para daí então avaliar seu conteúdo como um todo.

Fez-me ver sob todos os ângulos a beleza de ser caminhante peregrino, a gratificante prática de conquistar novas amizades e preservar as existentes, conhecer novos lugares extremamente distantes de nossa realidade e ainda desfrutar de sublimes momentos de introspecção e reflexão proporcionando a si mesmo a experiência pessoal de observar seus próprios processos mentais. E nada é mais belo que chegar a lugares até então desconhecidos e conviver com sua gente, sua cultura, suas belezas naturais, sua culinária, sua história, etc.

Tudo isso devo ao empurrão que me proporcionou o providencial encontro com Kátia, sem o qual talvez tivesse deixado de arrebatar toda essa magnífica experiência que foram os meus últimos anos, pelos caminhos que trilhei como um caminhante peregrino. E certamente foram os melhores de minha vida.

Agradeço a Deus por me proporcionar momentos como esses que vivi e peço que me conceda o privilégio de reunir forças para ainda ter condições de colocar o pé na estrada e viver novas aventurar como essas. E ajudar aqueles que porventura estarão se iniciando nessa prática. E conserve anjos como nossa amada Katia.

Que todo novo caminhante encontre na seu início de jornada uma Kátia, pois só assim obterá ânimo e apoio para avançar com a certeza de estar no caminho certo.

Katia, que Deus te proteja e nos permita desfrutar de sua convivência e amizade por muitos anos, assim quando sairmos para uma nova jornada, saberemos que estamos protegidos por uma alma linda que nos socorrerá sempre que necessitarmos.

Beijo no coração. Sucesso, você merece!"

José Carlos Brizolla




Maria Luiza Tegon Saez
"Há alguns anos tenho o sonho de fazer o Caminho de Santiago de Compostela, porém, como dizia um grande amigo meu, eu só ficava no falar, no sonho, não fazia nada em prol da realização desse objetivo.

Em 2004 esse meu grande amigo me apresentou o Caminho do Sol e em meio a uma série de coincidências eu percorri os 240 km de Santana de Parnaíba a Águas de São Pedro e pude realmente iniciar meu caminho rumo a Santiago.

O Caminho do Sol foi uma das melhores coisas que já fiz por mim mesma porque pude encontrar com uma pessoa que eu desconhecia em alguns momentos, não falava direta e verdadeiramente com ela, não sabia como era frágil e precisava de ajuda: eu mesma.

Aprendi muito em todo o percurso com as pessoas, comigo mesma, com meu corpo, e principalmente com meus companheiros de caminhada. Percebi como me enganava com uma imagem criada de mim mesma para esconder quem eu era na verdade por medo e fragilidade.

Meu caminho teve duas fases onde ouvi meu corpo por alguns dias e depois o caminho começou a me caminhar e me encontrei com minha verdadeira pessoa, e a partir deste instante meu mundo mudou.

Chorei como nunca havia chorado lavando a minha alma de uma maneira definitiva, como a água do mar que banha a praia e transforma a areia de uma maneira inevitável.

Na chegada à Casa de Santiago fui recebida por amigos e aprendi mais uma lição com meu querido amigo Palma: “coincidências são os milagres em que Deus não quer aparecer” e realmente são.

Mas meu caminho ainda me reservava algumas boas surpresas e uma das mais queridas e amadas foi conhecer a minha hospitaleira no Arasolis, a Kátia Esteves, uma pequena grande MULHER que me recebeu como poucas pessoas haviam feito e me ensinou muito mais do que simplesmente limpar tapetes com vinagre ou como receber os peregrinos que chegam cansados, suados e emocionados: me ensinou a sempre ter esperança, acreditar nos sonhos, lutar pelo que se acredita e principalmente ser uma pessoa franca, sincera, transparente e verdadeira.

A Katia se tornou desde o primeiro instante uma das minhas melhores amigas, uma pessoa querida demais em que posso confiar, desabafar e que sempre me incentiva, valoriza e me dá carinho e amor.
Sei que Deus sempre coloca as pessoas certas que precisamos encontrar em nossas vidas, e a minha Katita é uma delas porque sua história de milagre no Caminho de Santiago, seus muitos quilômetros percorridos, sua luz linda e brilhante podem incomodar muita gente que possa ter inveja por querer ser como ela, mas para mim, tenho orgulho dela em muitos sentidos e aprendi muito com essa peregrina do mundo que hoje pode ajudar outras pessoas a se encontrar como o Palma ajuda também com o Caminho do Sol.

Afinal, como ela mesma diz “caminhar é abrir caminhos para a alma” e é bem verdade. Ao percorrer o Caminho do Sol percebi que sou uma peregrina sempre em busca da evolução para me tornar um ser humano cada vez melhor.

Hoje sou peregrina, hospitaleira e anjo do Caminho do Sol e pretendo ser peregrina do mundo como minha amiga Kátia.

Com carinho"

Malu


Albinno Neves
"Não basta caminhar, é preciso sentir o Caminho e o Caminho é sentido quanto o corpo, a mente e o espírito se alinham aos passos do Caminhante.

Com seus passos curtos, próprios de seu corpo de 1,47 metros de altura, você se projeta no Caminho na velocidade de uma “flexa”, mas também no contemplar de seu espírito solidário e assim funde-se ao tempo e ao espaço, a matéria e ao espírito num bailar de alegria e prazer pelo puro amor ao Caminhar.

Querida amiga Kátia você é um exemplo de dedicação, amor e paixão pelo mimar a terra com seus pequenos pés e sua grande determinação.
A fragrância de seu perfume continua impregnada nas montanhas de Minas Gerais, nas cachoeiras, árvores centenárias, matas, cristais, cafezais e no falar da gente da terra que ao longo do Caminho da Luz tantas vezes já te viram passar.

Ontem, hoje e sempre você faz parte desta rota de peregrinação que há séculos foi pisada por nossos ancestrais.

Por tudo isso e muito mais envio daqui do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil meu fraterno abraço, na esperança de que logo você esteja de volta porque o Caminho da Luz é o teu lugar.

Paz e Luz e um beijo em teu coração e na tua alma do amigo."

Albinno Neves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISITA A PORTUGAL

quinta-feira, 7 de julho de 2011 VISITA A PORTUGAL UMA ADMIRAVEL SURPRESA  No dia 4 de Junho de 2011,desembarcou no aeroporto da Portela (Lisboa), pelas 21:40 horas vindo de São Paulo, Brasil. Dimas de Carvalho Marques ,nasceu em Baruéri São Paulo,seu pai contava-lhe muitas coisa da sua Aldeia ,aqueles lugares que lhe eram mais familiares , onde passou a sua infância , falava da Cascalheira serra de ares muito agrestes, da Latada e seus tanques, nos canastros e a eira ,e mais alguns lugarejos que ainda hoje existem .De Lisboa , falava do terreiro do Paço ou Praça do Comercio , do Mosteiro dos Jerónimos, Parque Eduardo VII, Torre de Belém, Aqueduto da Águas Livres , com aqueles arcos imponentes , construídos com o braçal do homem , naquele tempo não havia máquinas como hoje.Pois o Dimas seu filho , gravou todas aquelas conversas no seu pensamento, tudo aquilo que o pai dizia , porque se algum dia viesse a Pendilhe ,poder visitar aqueles lugares, que já lhe eram familiares em pensam

MINHA VIDA , MINHAS ESTÓRIAS – DIMAS

                                            MINHA VIDA , MINHAS ESTÓRIAS – DIMAS                                                                              As estórias que descreverei  aconteceram comigo, são verdadeiras.                                                                O ANDARILHO                                 No ano de 1996 fui a uma cidade do interior de São Paulo para  repassar um treinamento da empresa em que trabalho.Foram três dias de treinamento sendo que, por morarem em cidades vizinhas, os colegas retornavam todos os dias para suas casas.                         A gerente local era minha companheira de treinamento  indicou  um hotel e me acompanhava nas refeições, acertando assim as correções de aulas durante os intervalos.                             Na quarta-feira, terceiro dia , ao termino da aula, disse a ela que às 19:30 horas subiria até determinada praça próxima de sua residência e lhe telefonaria para que pudéssemo