Pular para o conteúdo principal

Portugal - agôsto de 2017

A importância desta viagem a Portugal para mim.

Levar minha filha para conhecer as raízes do seu Avô e Avó paternos, que vieram para o Brasil em 1954 fazer a vida e nunca mais voltaram, porque quiz a vida assim, deixando todos os familiares lá na Aldeia de Pendilhe, pertencente a Castro D'aire, cidade próxima a Viseu.

Traçamos um roteiro e assim foi:

Dia 07 de agosto partimos em Direção a Lisboa, onde nós hospedamos no Hotel Ibis, aonde pudemos cear com Fernando e Dos Anjos, primos por parte de meu pai.

Dia seguinte passamos o dia em companhia agradável deles, passeando por Lisboa. Na viagem Carolina, minha filha, Ricardo meu sobrinho, Sueli minha esposa e eu naturalmente.

Carol conversando com Fernando Pessoa, no chiado em frente a casa Brasileira

Praça da liberdade - Lisboa

Torre de Belem no Rio Tejo - Lisboa
Monumento de onde partiram as caravelas para o Descobrimento do Brasil
Bonde 28 - Lisboa
Mapa no Chão da Torre de Belem onde sinaliza a chegada ao Brasil em 1500

Arvore centenaria proxima ao Castelo de São Jorge. Abaixo Carol com a prima Dos Anjos.

Dia 10 seguimos para Óbidos, cidade sensacional, linda, imperdível. Lá almoçamos e depois seguimos para Batalha e fomos dormir no Hotel Consolata em Fátima.

Carol na muralha que cera a cidade de Óbidos.

Entrada da Cidade de Óbidos

Dona Morte em Óbidos.

Mosteiro da cidade de Batalha

até encontramos a dona morte em Óbidos.Depois o mosteiro de Batalha.

Dia 11 passamos um belo dia em Fátima., na cidade, na catedral e nas cavernas da moeda.

Caverna da Moeda em Fatima.

Dia 12 nos instalamos em Luso, cidade balnearia, com uma natureza lindissíma, mosteiro dos Jesuítas com mais de 400 anos e as trilhas da Mata do Buçaco, com suas capelas , cada uma representando uma etapa da Via Sacra.

Jardim do Convento dos Jesuitas construido no seculo 16 , hoje museu e Hotel.

Trilha na mata do buçaco em Luso , com as quinze capelas, cada qual representa um mistério da via sacra. (Uma hora para ser percorrida)

Por do sol no mirante do Buçaco

Dia 13 fomos passear em Coimbra e em Figueira da Fóz.

Dia 14 partimos cedo para Pendilhe, passamos primeiro no Santuario da Lapa em Viseu, onde tem um portal entre duas pedras atraz do altar da Igreja onde passa gordo e passa magro, só não passa quem tem pecado. Vi gente se enroscar lá.
Interior da Igreja de Nossa Senhora da Lapa em Viseu
Vila de Nossa Senhora da Lapa
Bodega em Nossa Senhora da Lapa
Pedra atraz do altar de Nossa Senhora da Lapa.
Pé de Pera na Beira da Estrada para Lamego
Pé de Maça

Altar de Nossa Senhora da Lapa

Continuamos rumo a Pendilhe, agora passando por Lamego, com sua Igreja e suas escadarias de mais de 600 degraus.

E chegamos a Pendilhe, a Festa de Nossa Senhora de Assunçâo, da qual meu pai foi mordomo muitas vezes aqui no Brasil, reencontro com nossas raizes, nossa gente amada, Tios, tias, primos e primas e amigos, sempre muito carinhosos, acolhedores.

Tia Rosa, irma da minha mãe, está com 92 anos de idade, ainda tem a sua horta e vive sózinha em casa.

Carol em cima da casa das Mouras. Casa de mais de 5000 anos.
Dia de Festa em Pendilhe em homenagem a Nossa Senhora de Assunção.

Casa onde meu pai foi criado
Fonte da Latada em Pendilhe

Pelourinho de Pendilhe, onde no passado se fazia os julgamentos e os castigos de quem infrigia as
regras

Casas Antigas de Pendilhe e suas ruas

Carolina e a Prima Dos anjos.

Tio Joaquim com Carol e eu. Tio Joaquim tem 94 anos é o irmão mais velho de minha mãe;
Carol nas terras dos avós

Dia 16 saimos para o Porto, onde nos hospedamos e passamos tres dias, dentro os quais fomos a Aveiro, a veneza portuguesa.

Passeio nos moliceiros de Aveiro, em seus canais como os de Veneza.

Na Beira do Rio Douro no Porto

Hora do choppinho na Beira do Rio Douro

Segurando o sujeito que foi empurrado

Ponte D. Luiz no Porto, na Ribeira
Os trens passam junto as pessoas.
Gondolas ou moliceiros em aveiro
Papai e Filhinha

Dia 19 partimos para Finisterra( Onde os antigos acreditavam que a terra acabava) na Espanha e depois para Santiago da Compostela.

Por do sol em Finisterra na Espanha as 21:35 horas.

Uma das igrejas em Santiago de Compostela ( São mais de sete catedrais na cidade)
Convento e Igreja de Santa Clara em Santiago de Compostela.
Catedral de Santiago de Compostela.

Imagens de Francisco de Assis na Igreja e mosteiro de Francisco de Assis, que ele mesmo fundou
em sua perigrinação a 900 anos quando foi a Santiago de Compostela.

Porta do Convento de Santa Clara
Jardim interno do Convento de Santa Clara.
Altar da Igreja de Santa Clara
Igreja e convento de Santa Irene do outro lado da Rua do Convento de Santa Clara.
Parede externa do convento de Santa Clara.

Fachada Principal da Igreja de Santiago

Dia 21 seguimos para Guimaraes e Braga, conhecer os Castelos de Don Afonso Henrique, onde começou Portugal e a linda cidade de Braga.

Mobiliario e dependencias internas do Castelo dos reis de Portugal da epoca do descobrimento do Brasil.

Dia 22 partimos do Aeroporto do Porta de volta para o Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

VISITA A PORTUGAL

quinta-feira, 7 de julho de 2011 VISITA A PORTUGAL UMA ADMIRAVEL SURPRESA  No dia 4 de Junho de 2011,desembarcou no aeroporto da Portela (Lisboa), pelas 21:40 horas vindo de São Paulo, Brasil. Dimas de Carvalho Marques ,nasceu em Baruéri São Paulo,seu pai contava-lhe muitas coisa da sua Aldeia ,aqueles lugares que lhe eram mais familiares , onde passou a sua infância , falava da Cascalheira serra de ares muito agrestes, da Latada e seus tanques, nos canastros e a eira ,e mais alguns lugarejos que ainda hoje existem .De Lisboa , falava do terreiro do Paço ou Praça do Comercio , do Mosteiro dos Jerónimos, Parque Eduardo VII, Torre de Belém, Aqueduto da Águas Livres , com aqueles arcos imponentes , construídos com o braçal do homem , naquele tempo não havia máquinas como hoje.Pois o Dimas seu filho , gravou todas aquelas conversas no seu pensamento, tudo aquilo que o pai dizia , porque se algum dia viesse a Pendilhe ,poder visitar aqueles lugares, que já lhe eram familiares em pensam

MINHA VIDA , MINHAS ESTÓRIAS – DIMAS

MINHA VIDA , MINHAS ESTÓRIAS – DIMAS                                                                              As estórias que descreverei  aconteceram comigo, são verdadeiras.                                                                O ANDARILHO                                 No ano de 1996 fui a uma cidade do interior de São Paulo para  repassar um treinamento da empresa em que trabalho.Foram três dias de treinamento sendo que, por morarem em cidades vizinhas, os colegas retornavam todos os dias para suas casas.                         A gerente local era minha companheira de treinamento  indicou  um hotel e me acompanhava nas refeições, acertando assim as correções de aulas durante os intervalos.                             Na quarta-feira, terceiro dia , ao termino da aula, disse a ela que às 19:30 horas subiria até determinada praça próxima de sua residência e lhe telefonaria para que pudéssemo

O caminho de Santiago da Compostela (Quero fazer)

O caminho de Santiago da Compostela na Espanha sempre me chamou muito à atenção, tanto que quando fui a Portugal em junho de 2011 fui até Santiago da Compostela de Trem partindo de Aveiro até Vigo na Espanha e de lá segui de Oníbus, fazendo o retorno do mesmo modo, onde tive a oportunidade de conhecer a catedral de Santiago e a cidade que é muito linda. Mas faltava algo, ou melhor falta algo, o sonho da caminhada , que derrepênte me parece possível. Aposentei em junho e passei a fazer caminhadas de seis kms diários com minha personal chamada de "Encrenca" (Cachorrinha ) o que me rendeu três meses depois uma grata surpresa de menos seis quilos de peso e o resultado de exames cardiológicos excelentes, com taxas baixas de colesterol, glicemia e a eliminação de remédio de hipertensão retirado pelo medico. Logo a seguir no mês de outubro encontrei um amigo de infância,que estava se preparando para fazer a caminhada de 800 kms da França até Santiago e combinamos irmos juntos e